Apesar da crise, mercado de notebooks continua aquecido

Em agosto de 2008, antes da eclosão da crise financeira mundial, o mercado de notebooks crescia ao alucinante ritmo de quase 200% ao ano. A crise causou desaceleração no ritmo, mas parece que não vai impedir a continuidade no crescimento do mercado brasileiro de notebooks; segundo nota do Yahoo, algumas empresas estariam tendo problemas com escassez de componentes.

Trechos da nota:

“Segundo um levantamento, ainda preliminar, da consultoria IT Data, as vendas de notebooks no segundo trimestre de 2009 devem ter ficado em cerca de 1 milhão de unidades, um crescimento de mais de 50% em relação às 650 mil unidades do primeiro trimestre.  O mercado de notebooks deve crescer 10% este ano, enquanto o de computadores como um todo deve cair 8%, diz Ivair Rodrigues, presidente da IT Data.

Outra pesquisa, da consultoria IDC Brasil, apontou que, no segundo trimestre, foram comercializados 740 mil computadores portáteis, volume 19,7% superior aos 618 mil notebooks vendidos nos primeiros três meses do ano. O resultado, embora bastante positivo, ainda é 9,5% menor em comparação com o segundo trimestre de 2008, quando foram vendidos 818 mil máquinas. O IDC projeta um crescimento de 6% nas vendas de notebooks este ano.

Boa parte da expansão do mercado que vive hoje o País se deve aos netbooks, portáteis menores e mais baratos, que são agrupados na mesma categoria dos notebooks.

Os netbooks são, por exemplo, a aposta da Itautec para este ano. A companhia, que planejava lançar essas máquinas no final de 2008, acabou postergando o lançamento para abril, em razão da crise e de ajustes na configuração. “A decisão foi acertada. Em dois meses, vendemos 2 mil netbooks”, diz Claudio Vita, vice-presidente da Itautec.

A taiwanesa Asus começou produzir no Brasil netbooks e placas-mãe no início do ano, graças ao bom desempenho do mercado. A empresa está entre as duas maiores no mercado de netbooks no País.”

Pesquisa personalizada

2 Responses to “Apesar da crise, mercado de notebooks continua aquecido”

  1. Gostei muito da materia , porem fica da dica pra quem optar por um netbook é avaliar vários modelos e ver se o equipamento realmente atende as necessidades e se o mesmo tem possibilidade de um upgrade no futuro , para depois não se arrepender e ter que investir em um outro equipamento .

  2. Realmente está em alta, apesar de ficarem falando em crise as vendas continuam. Aqui na Note New estamos com as vendas em Alta! Muito obrigado

Leave a Reply