Anatel publica edital de leilão de Banda 3G
Nós brasileiros ainda precisamos de um ponto fixo para acesso à internet banda larga (ou ficamos dependendo das lentas e instáveis conexões wi-fi), mas já há algum tempo usuários em outros países podem acessar utilizar seus dispositivos móveis (celulares, PDAs, notebooks) para assistir a vídeos com nitidez e trocar grandes arquivos de trabalho. Isso é possível porque nesses países já foi implementada a tecnologia 3G, ou seja, a terceira geração de tecnologia móvel (a primeira geração utilizava tecnologia analógica, e a segunda, que atualmente usamos no Brasil, utiliza tecnologia digital em banda estreita).
A Anatel anunciou ontem, 24 de outubro, a publicação do edital de licitação das faixas 3G. Se tudo correr como o previsto, as empresas interessadas apresentarão suas credenciais e propostas até o dia 11 de dezembro, e o leilão ocorrerá no dia 18 de dezembro. O Governo estará leiloando a concessão de uso, ou seja, o direito de empresas operarem em determinadas bandas de freqüência; o valor mínimo a ser arrecadado é R$ 2.8 bilhões; o Globo e a Folha publicaram alguns comentários sobre o preço.
O edital determina que, após o segundo ano da concessão, todas as cidades com mais de 500 mil habitantes tenham cobertura 3G, e, após quatro anos, todas as cidades com mais de 200 mil habitantes devem estar cobertas. A intenção da Anatel é que, num prazo de oito anos, 3.800 municípios estejam cobertos.
Mas é bem possível que a rapidez do avanços tecnológicos tornem essas ‘obrigações’ obsoletas. Por exemplo, no início de outubro a Claro divulgou que sua rede 3G já estava pronta, apenas aguardando a concessão para iniciar a operação (a Claro afirmou que, em seus testes,
a taxa de transmissão foi quase três vezes maior do que a taxa em banda larga fixa); a situação não deve ser muito diferente com as outras grandes operadoras.
E isso está ocorrendo, vale repetir, porque o Brasil está chegando muito atrasado à era 3G; as empresas têm facilidade em importar das matrizes a tecnologia, que já está desenvolvida, paga e quase obsoleta. Por lá, está em discussão a implantação da tecnologia 4G.
Resta aguardar para ver como serão os planos de conectividade oferecidos pelas operadoras de telefonia, e quanto tempo os fabricantes e vendedores de notebooks levarão para oferecer modelos com conectividade 3G no Brasil.
Atualização, 20 de dezembro de 2007: foi concluído com sucesso o leilão das bandas 3G.
Posts correlatos:
Acesso gratuito à internet sem fio by yanpai on January 28th, 2008
Acesso gratuito à internet sem-fio em Copacabana by yanpai on January 4th, 2008
Banda larga a bordo dos aviões? by yanpai on August 24th, 2007
Buenos Aires oferecerá wi-fi gratuito by yanpai on April 22nd, 2007

