Como criar uma rede doméstica de computadores – Parte 1

A maioria das pessoas que compram um notebook provavelmente já tem um computador em casa conectado à internet; por isso, nada mais natural do que se criar uma pequena rede doméstica que interligue as duas máquinas entre si e à internet.

Até alguns anos atrás, configurar uma rede doméstica exigia algum conhecimento técnico, seja para configurar equipamentos, seja para entender o Windows; atualmente, com um roteador que custa pouco mais de R$ 100, e em menos de cinco minutos, é muito simples colocar as máquina em rede.

Confira preços de roteadores à venda pela internet; confira preços de roteadores D-Link, uma das marcas de roteador mais conhecidas.

O roteador que o Notebooks blog utilizou foi um D-Link DI-524, um dos roteadores sem fio mais simples do mercado; trabalha com padrão 802.11g (taxas de transmissão até 54 MB), tem apenas uma antena (suficiente para residências médias), aceita até quatro máquinas em conexão com cabo, e diversas máquinas em conexão wireless (com as máquinas conectadas via cabo, ganha-se velocidade, enquanto com as máquinas conectadas sem fio, ganha-se em mobilidade).

foto-di-524.jpgroteador-di-524.jpg

A montagem da rede segue os seguintes passos, bem documentados no manual do roteador:

1) Conexões físicas: a comunicação externa com a internet chega ou via ADSL (modem da Velox) ou cabo (cable modem) e é conectada ao respectivo modem, da mesma forma como era antes da criação da rede; o cabo que sai do modem e ia para o computador passa a ir para a entrada WAN do roteador; um outro cabo de rede (que já está incluído no kit do roteador) deve ser adicionado, ligando uma das quatro saídas LAN do roteador à placa de rede do computador.

2) Liga-se a energia para o modem, o roteador e o computador. Abre-se o navegador (por exemplo, Firefox ou Internet Explorer) no computador. Na janela do navegador, digita-se o endereço 192.168.0.1. Isso estabelece uma conexão entre o computador e o roteador, e uma janela de configuração se abre no navegador.

3) A partir daí executa-se o Wizard (programa que ajuda a instalação) do roteador. O primeiro passo é trocar a senha de acesso ao roteador; apenas os usuários que conheçam a senha poderão fazer alteraçõe posteriores. O segundo passo é ajustar o fuso horário.

roteador-wizard.gif

4) A seguir, deve-se informar se a conexão com a internet é por ADSL ou cabo. Em geral (em particular quando se trata da primeira instalação), o roteador consegue fazer essa detecção automaticamente, e já abre a janela respectiva para cada caso. Se o roteador não conseguir fazer a detecção (ou quando se se estiver alterando a forma de conexão), abre-se a janela abaixo, para que o usuário faça a seleção manual. Como o menu indica, usuários de Cable Modems devem marcar a primeira opção, enquanto usuários de ADSL devem marcar a terceira opção.

roteador-selecao.gif

4.a) Se a conexão for via ADSL, o usuário informa ao roteador o nome de usuário e senha que utiliza para acesso ao provedor.

roteador-provedor.gif

4.b) Se a conexão for via cabo, o que deve ser informado é o endereço MAC da placa de rede de um computador que esteja autorizado pelo provedor de internet a cabo; o roteador detecta automaticamente o MAC da máquina onde o Wizard está sendo executado, e permite ao usuário selecionar esse MAC como o MAC de acesso.

roteador-mac.gif

5) Faz a configuração da rede sem fio.

6) Reinicia-se o roteador, e a rede está configurada e pronta para ser usada.

Pode-se conectar quatro redes via cabo (trataremos da conexão sem fio em outro post). Basta conectar a máquina a uma das portas LAN e ela está pronta para acessar a internet (não é necessário repetir a configuração acima). A máquina em que a configuração foi executada não precisa estar ligada (a senha ou MAC de acesso fica armazenada no próprio roteador).

No próximo post, falaremos sobre as conexões wireless.

Confira preços de roteadores à venda pela internet; confira preços de roteadores D-Link, uma das marcas de roteador mais conhecidas.

Pesquisa personalizada

41 Responses to “Como criar uma rede doméstica de computadores – Parte 1”

  1. Interessante.. eu fiz isso este final de semana! Só que o meu é um D-Link 2640t. ..
    É interessante citar – talvez no seu próximo post sobre conexões wireless – alguns pontos relacionados à segurança, como, alterar as senhas de acesso à configuração, os MAC address que poderão acessar o Access Point, ativar o firewall, configurar a criptografia para WPA2…

    abraço,

    Marcos Henke
    http://www.b4it.com.br

  2. Bom dia, gostaria de saber como faço pra colocar outro pc em minhja casa conectado a internert? Pois chamei o gerenciador da minha internet a cabo (Via Rádio) e mesmo disse que só um endereço mac pode ser cadastrado quando pedi pra cadastrar o meu nootebok. Ou eu tinha que fazer outra assinatura pra ele puxar outro cabeamento pra dentro de minha residência caso ou queira botar outro pc ligado.

  3. Henke,
    Obrigado por postar. Citei em outros posts alguns dos tópicos que você sugeriu, mas não gostaria de tornar esse blog algo demasiado técnico.

    Marcos,
    De fato, os provedores via cabo costumam vincular o IP ao MAC da máquina do usuário.
    Como mencionado no post, essa é uma das vantagens de se usar roteador. O roteador simula para o provedor o MAC de sua máquina, e obtém um IP externo do provedor. A partir daí, o roteador passa a ser intermediário entre todas as máquinas de sua rede interna e o provedor externo. O roteador é barato, fácil de configurar e de utilizar (após configurar, basta conectar as máquinas – até quatro – às portas do roteador e elas estão prontas para utilização).

    Como também mencionado no post, é possível criar uma rede de duas máquinas sem roteador usando o Windows (para mais de duas, é necessário no mínimo um hub, e nesse caso sem dúvida vale a pena comprar o roteador).
    Para isso, faça o seguinte: conecte as máquinas entre si com o cabo azul de rede, UTP-5. Na máquina principal, vá em Painel de Controle > Conexões de Rede > Arquivo > Nova Conexão > Configurar uma Rede Doméstica ou de Pequena Empresa > seguir os passos até Concluir. A seguir, vá até a outra máquina e repita o processo.
    Se tudo correr bem, as máquinas estarão em rede. A máquina principal deve estar ligada e conectada à internet, e por meio dela as outras máquinas farão a conexão.
    Eu costumava ter uma rede dessas em casa, mas frequentemente surgiam uns bugs estranhos que tomavam tempo para se consertar.

    Por isso sugiro a utilização de um roteador. O custo do roteador é logo recuperado pela economia de tempo e pela diminuição de dor de cabeça.

    Obrigado,

  4. Obrigado pelo post… Ma ajudou para compartilhar minha internet com o meu notebook… Se não for explorar demais, gostaria de saber só mais uma coisa: como posso compartilhar arquivos entre os computadores que estão na rede (notebook e PC)? Eu não consegui enxergar um no outro…

    Desde já agradeço pela resposta desta nova dúvida.

    Vagner

  5. Olá, Vagner,
    Aqui em casa, eu utilizo XP (mas acho que o método abaixo funciona também para Vista).
    Primeiro, você precisa criar um grupo de trabalho e incluir suas máquinas nesse grupo.
    1)Para isso, vá à sua área de trabalho e clique com botão direito em “Meu Computador”; clique na aba “Nome do Computador”. Dê um nome para seu computador, que deve ser único para cada máquina, e escolha um nome para o Grupo de Trabalho, que deve ser o mesmo para todas as máquinas; talvez você tenha que clicar em Alterar para mudar o nome da máquina ou grupo.
    2)Quando todas as máquinas estiverem no grupo, elas já devem se enxergar. Clique em Iniciar; clique Meus Locais de Rede; clique Exibir Computadores do Grupo de Trabalho. Nesse ponto, devem surgir ícones referentes a cada máquina.
    3)Falta então configurar o compartilhamento. Abra Meu Computador, vá até a pasta que você quer compartilhar e clique nela com o botão direito. Clique na linha Compartilhamento e Segurança. Clique em Compartilhar essa Pasta, dê um nome ao compartilhamento e clique em Permissões. Definas as permissões de compartilhamento.
    A partir daí, já deve ser possível enxergar as máquinas (item 2 acima) e acessar arquivos compartilhados (item 3).
    Espero que tenha ficado claro. Quando estiver menos ocupado, farei um post com ilustrações passo a passo.
    Obrigado pela participação.

  6. Oi, li as os dos posts e fiquei com uma duvida,
    eu poderia ligar um dos computadores atraves de fios e o outro sem os fios?

  7. Filipe,
    Sim, é possível.
    Há um limite para quatro máquinas ligadas por fios (isso porque existem apenas quatro portas LAN), e além delas você pode ligar diversas máquinas sem fio (desde que, obviamente, cada uma tenha porta para conectividade sem fio).
    Eu ligo duas estações em rede com cabos e um notebook sem fio; quando meus amigos me visitam, eu forneço a senha e eles podem conectar seus notebooks.

  8. Nilton,
    Sugiro pagar R$ 200 por um roteador wireless e seguir as instruções descritas no post abaixo:
    http://www.notebooks-site.com/blog/como-criar-uma-rede-domestica-sem-fio/

    Acho que é possível fazer isso sem roteador, mas exige conhecimentos da configuração de rede do Windows, e você terá ainda que comprar os transmissores wireless.

    Se você quiser tentar, pesquise na Ajuda do Windows por “montar rede doméstica”.

  9. Olá, tenho o oi velox em casa, gostaria de compartilhar minha internet com minha irmã que mora no mesmo terreno que eu, mas em outra casa…já fizemos de tudo porém não consigo conectar ela à internet… como posso fazer isso? Onde será q estou errando?
    Liguei para Oi e eles me informaram que não dão suporte para redes, apenas para o pc principal ao qual pertence ao assinante do velox.
    Muita sacanagem deles!
    Mas enfim….tenho o Modem Thomson ADSL St510 V6 e uma switch de 8 portas.
    Já está tudo ,ligado direitinho, mas a net na casa dela não entra!
    Na minha casa entra a net perfeitamente e é bem rápida!
    Antes a net dela era ligada na casa de uma outra irmã nossa, daí houve alguns problemas pessoais e então ela agora quer puxar da minha casa…quando ela usava a net da casa da outra irmã, funcionava perfeitamente..agora puxando da minha dá erro o tempo todo!
    Sempre q peço para conectar, diz q o computador remoto não responde…
    Só dá essa mensagem…
    Mais uma coisa…eu percebi na janela do discador do oi velox da minha casa, aparece um nome de dispositivo de rede que é a VIA RHINE II ENTHERNET, mas na dela aparece outro dispositivo de rede, mini porta wna pppoe…isso tem algo haver?

    Desde já agradeço a atenção….

  10. nao tenho a senha…
    me lembro que tinha um treco meu tio logava
    era 1950… ( alguma coisa )
    se puderem ajuda
    brigado

  11. Bom, fiz tudo certo, agora só me resta saber como faço para acessar minha impressora do Pc que está conectada à fio. e os demais arquivos da pasta?

  12. conceicao de lourdes ferreira on January 20th, 2009 at 5:28 pm

    gostaria de dividir meu espeed com minha irma que mora na casa do lado como faço isso há uma distancia de quinze metros agradeço se me instruirem

  13. Marcelo Santos on April 11th, 2009 at 7:21 pm

    Como faço pra configurar meu pc com o notebook, pois tenho internet banda larga (net) e não possuo um roteador ou wireles para conectar ambos. É possível conectar os dois ao mesmo cabo?

  14. como faço para impedir q estranhos tenham acesso a minha rede? Eu uso o roteador D-Link 524.

  15. nei santarém pará on June 8th, 2009 at 10:12 pm

    Oi boa noite
    gostaria de saber como faço p/ colocar 6 computadores em rede, pois comprei um swith d link c/ 16 portas.
    minha internet é via radio(provedor).
    estou tendo dificuldades pois somente 2 maquinas entram na net.

  16. tenho um modem 3G da Tim ja ligado em uma maquina, e tenho uma rede de duas maquinas ligado no roteador, queria saber se eu consigo dividir o sinal da internet nas duas maquinas, pois o modem 3G esta ligado em uma maquina com cabo USB e a rede entre as duas maquinas esta ligada via cabo, com roteador.

  17. Ola, pus internet via radio em um note a partir de um adaptador usb e gostaria que me explicasse como fazer outro note usar esta mesma conexão. Tenho tentado mas não estou conseguindo!!! Os 2 possuem wireless, mas o que está com adaptador não usa. Preciso criar uma rede? Como fazer? Obrigado.

  18. Oi!
    Eu já tenho uma pequena rede em minha casa, conectados estão, o desk e o note, mas goss
    gotaria de ligá-los as impressoras, o desk já está, mas não sei se posso fazer com o note.
    Obrigada.

  19. olá pessoal, gosaria de saber se alguem pode me ajudar, tenho 3 notbooks e os tres são vista, gostaria que me ajudem a fazer passo a passo a conectar a rede doméstica nos tres not, por favor me ajudem.

    Grata.. Gi

  20. Meu not book é ligado ao pc por cabo de rede, porem so da conexção nula ou limitada e não consigo internet que é do pc. O que devo fazer??Outra coisa é que quando abro a pagina da internet abre uma janela que fala off e ou pedindo para conectar por discagem, mas tenho conexção com antena no pc.?????

  21. não consigo conectar 3 laptops na minha rede de casa. tenho o modem e roteador D-Link DI-524. Por favor, como devo proceder pra que os tres funcionem?
    Obrigado!

  22. boa tarde,
    estou com problema, tenho net 3G ilimitado, só que alguns dias minha Net parou de entrar em sites diz erro de conexão ou algo assim
    depois entro em sites de relacionamentos como orkut, Da desconectando amigos aguarde. Tem como por senha no meu 3G modem??

  23. bem vamos lá , usava um programa chamado cafe station foncionava perfeito na minha rede , mas precisei formata o servidor, entao aparti daí o servidor nao encontra mas os clientes , o que pode ser ? alguem pode me ajudar, será preciso formata todos eles e colocar em rede dinovo .

  24. Na minha casa, tem um PC e 2 notebooks, um dos notebook está corretamente conectado atraves do roteador ao pc, porém o outro não dá area por estar muito distante do roteador. É possível configurar outro roteador no mesmo PC que distribui o sinal ao primeiro roteador?

    grato.

  25. Tenho um note e 2 PCs em casa e gostaria de usar uma rede para acessar a internet com o modem 3G da vivo nestas máquinas.

    Tenho um roteador d-link di-524.

    O note este com o Vista x64 e os demais com XP.

    Como faço para realizar esta configuração ?

    Obrigado.

  26. o roteador ta operando normal, so q to tentando ligar meu pc no roteador so aparece cabo de rede desconectado isso tem a ver com a configuração do roteador? Ou era pra ele aparece conectado?

  27. Sou tecnico de informatica ainda nao achei um modem melhor de trabalhar do que o dlink.
    e suas revoluçoes estão deixando ele no top do melhores modens .

  28. Olá eu já tenho uma conexão, com dois computadores, gostaria de saber como faço para colocar minha impressora para funcionar com os dois, tanto com meu pc quanto com meu notebook, devo ressaltar que minha impressora é uma HP Photosmart C4400 series. Desde já agradeço a ajuda. Espero que possam me ajudar.

  29. Não estou conseguindo, colocar senha na minha rede, para que os meus visinhos não usem, como que eu faço isso no roteador D_link DI 524?

  30. Boa Tarde, tenho conexão wireless no meu notebook e gostaria de saber se teria como eu conectar o meu pc(desktop) a internet atraves dessa conexão do meu notebook! Abrass

  31. Não consigo acessar a rede após instalação do DI-524, embora os Led´s indiquem que esta tudo normal.

  32. Olá, tenho o oi velox em casa, gostaria de compartilhar minha internet com meu vizinho que mora uma casa após a minha, já fizemos de tudo porém não consigo conectar ele à internet… como posso fazer isso? Onde será q estou errando?
    Liguei para Oi e eles me informaram que não dão suporte para redes, apenas para o pc principal ao qual pertence ao assinante do velox.
    Muita sacanagem deles!
    Mas enfim….tenho o Modem Thomson ADSL St510 V6 e uma switch de 8 portas.
    Já está tudo ,ligado direitinho, mas a net na casa dele não entra!
    Na minha casa entra a net perfeitamente e é bem rápida!
    Antes a net dela era ligada na casa de uma outra pessoa, agora quer puxar da minha casa…quando ele usava a net da casa de outra pessoa, funcionava perfeitamente..agora puxando da minha dá erro o tempo todo!
    Sempre q peço para conectar, diz q o computador remoto não responde…
    Só dá essa mensagem…

    Desde já agradeço a atenção….

  33. quantos metros eu posso faz uma conexão, eu tenho um vizinho q morra a uma 150metros da minha casa sera que eu posso faz uma conexão com ele?
    Desde já agradeço a atenção.

  34. ola boa tarde eu tenho dois desktop e queria usar a internet nos dois,a internt é via radio.

  35. eu so tenho o roteador 4 potas interbras.

  36. Olá!

    Por favor, pode me ajudar? acabei de comprar um roteador para tornar a internet wireless em casa. O problema é que meu modem é adsl com saída via usb e o roteador só tem entrada Ethernet. Como faço para compartilhar a internet do meu computador com o note sem ter que pedir um modem novo?

    Obrigada!

  37. No Hand…

    [...]Como criar uma rede doméstica de computadores – Parte 1[...]…

  38. Woah! I’m really enjoying the template/theme of this website. It’s simple, yet effective.
    A lot of times it’s very hard to get that “perfect balance” between user friendliness and appearance. I must say you have done a very good job with this. Also, the blog loads extremely quick for me on Safari. Excellent Blog!

  39. Terrific article! That is the type of information that are supposed to be shared across the internet.
    Shame on the seek engines for not positioning this publish
    upper! Come on over and discuss with my site .
    Thanks =)

  40. The keyword text of your links is also important in
    establishing how relevant your website is to browsers searching under that specific phrase.

    SEO, which is an acronym for search engine optimization, is one of the few very successful internet marketing techniques which
    are now being utilized by most of the organizations around the world
    who wish to enjoy a significant presence on the net.
    In order for Google’s crawlers to consider a page to have significant text, it must generally be at least 250 words long.

  41. I every time emailed this weblog post page to all
    my associates, because if like to read it afterward my friends will too.

Leave a Reply