Como criar uma rede doméstica sem fio – Parte 2

Em outro post, esse blog escreveu um pequeno tutorial sobre como criar uma pequena rede de computadores utilizando um pequeno roteador. No item 5 do tutorial, mencionou-se de relance que seria necessária a configuração de rede sem fio (wireless).

Confira preços de roteadores à venda pela internet; confira preços de roteadores D-Link, uma das marcas de roteador mais conhecidas.

A configuração básica é simples, executada no menu abaixo:

roteador-wireless.gif

1) Escolha o nome da rede, ou SSID. Esse é o nome que será transmitido pelo roteador e captado pelas placas de conexão wireless instaladas nos computadores; quando uma placa captar o sinal transmitido pelo roteador, informará ao usuário que o sinal de um ponto de acesso chamado NomeDaRede está disponível.

Note que o alcance típico de uma antena é 50 metros, o que significa que possivelmente alguns vizinhos poderão captar o sinal. Por isso, se se desejar esconder do vizinho de onde provém o sinal, é conveniente dar ao SSID um nome não-identificável (evite, por exemplo, chamar o SSID de Apartamento215BlocoB).

2) Pode-se alterar o canal de transmissão, o que em geral é desnecessário; pode ser útil ou necessário quando houver um grande número de redes e máquinas operando em um pequeno espaço. Se o canal for alterado no roteador, provavelmente será necessário mudar também a configuração na placa do computador.

3) Escolha o método de criptografia e a respectiva chave. O roteador utilizado pelo Notebooks blog oferece diversas opções de criptografia; no menu acima, optou-se pelo padrão WEP com chave de 64 bits. O roteador oferece a opção de se desabilitar a criptografia (o que tornaria as trocas de dados mais rápidas), mas essa opção é fortemente desaconselhável.

Ao se habilitar a criptografia, atingem-se dois objetivos importantes: primeiro, um usuário somente poderá se conectar se conhecer a senha de criptografia (no exemplo acima, A123BE5467); segundo, o tráfego entre o roteador e a placa de rede passa a ser criptografado.

4) Configurada a criptografia, reinicializa-se o roteador, e a rede wireless está pronta.

Atualmente, a maioria dos notebooks já é vendida com placas de rede wireless devidamente configuradas. Ao se ligar a máquina, a placa já detecta os sinais disponíveis e informa ao usuário. O usuário identifica sua rede (por meio do SSID), clica na conexão correspondente, informa a senha de acesso, e está pronto para navegar.

Importante: o tópico ‘segurança de dados em transmissões sem fio’ é bastante complexo, e seu estudo detalhado está fora do alcance desse post; para maiores informações, ver por exemplo os sites da Microsoft ou da Cert. A intenção desse breve tutorial é mostrar que uma rede doméstica razoavelmente segura pode ser configurada com relativa facilidade. Entretanto, cabe a cada usuário avaliar o grau de segurança com que deseja proteger seus dados, e adotar as medidas cabíveis.

Confira preços de roteadores à venda pela internet; confira preços de roteadores D-Link, uma das marcas de roteador mais conhecidas.

Pesquisa personalizada

20 Responses to “Como criar uma rede doméstica sem fio – Parte 2”

  1. Ué, eu queria saber como acessar outro computador da minha rede doméstica…

  2. Ué, eu queria saber como acessar outro computador da minha rede doméstica…

  3. Tenho um pc com internet a cabo (modem), nele tem uma placa de wireless PCI Adapter ENLWI-G2, que usava para captar uma rede sem fio. Hoje só uso a cabo. Agora comprei um notebook que já tem wireless e queria fazer uma rede em minha casa, usando o notebbok em qualquer lugar da casa. Nota, com o pc ligado (sem roteador) como faço isso??? Obrigado.

  4. Ué, eu queria saber como acessar outro computador da minha rede doméstica…

  5. eu queria saber como acessar o outro computador da minha rede doméstica

  6. As instruções estão claras quanto a como conectar dois ou mais micros (ou notebooks) à Internet utilizando-se o Roteador D-Link. O processo é quase que automático e as instruções fazem parte do manual do Roteador DLink. Me parece que o que a maioria dos usuários gostaria de saber, inclusive eu, é como fazer com que dois ou mais micros (ou notebooks) se conversem através do Roteador DLink possibilitando a transferência de dados ou mesmo o exame dos dados existentes em uma máquina através da outra. No meu caso, embora eu consiga enxergar as máquinas que estão conectadas no Roteador DLink DI-524, não estou conseguindo transferir dados entre elas ou mesmo, enxergar o conteúdo dos diretórios. Como devo configurar o Roteador, as máquinas, ou ambos para que eu consiga examinar o conteúdo de uma delas (por exemplo do notebook) enquanto estiver utilizando a outra (por exemplo o pc)?. Agradeço qualquer ajuda que puder ser dada.

  7. Desculpem-me pois esquecí de comentar sobre a hipótese de se utilizar o cabo USB-USB Bridge (ou CrossOver)que tornaria o processo de transferência de dados muito fácil. Contudo, pelo que pude verificar o custo desse tipo de cabo é caro (mais de Cem Reais) e ainda requer a utilização de software disponibilizado pela Microsoft para quem possui o Windows XP ou Vista Original (Easy Transfer).

  8. GOSTARIA DE SABER COMO ME CONECTAR A UMA REDE JA EXISTENTE, EM MEU LOCAL DE TRABALHO, USO UM NOTEBOOCK V45 DA MOTOROLA QUE JA VEM COM A PLACA NELE SO QUE QUANDO ESTOU NO MEU QUARTO AS REDES SOMEM TODAS, AQUI TEM 1 MICRO DE MESA E DOOIS NOTEBOOCKS, MAIS O MEU, E DOIS DELES EM QUARTOS E USAM A REDE WIRELESS SEM NENHUM PROBLEMA, ME AJUDE POR FAVOR.

  9. Virginia Uchôa on January 25th, 2010 at 6:39 pm

    Oi.. estou com um probleminha na minha rede pois não tenho um computador desktop ligado ao roteador, configurei no meu notebook. Enquanto eu usava sozinha a rede tudo estava bem mas a pouco tempo minha cunhada comprou um notebook e ai meus problemas começaram….
    Todas as vezes q ela conecta minha conexão fica impossibilitada… as duas estão usando wirelles não funciona…
    Bom gostaria de saber se há como configurar o roteador d´link 524…

  10. ola, tenho um noteboock já com rede wirelles, gostaria de saber se tenho que configurar somente o mesmo, ou tenho que configurar o roteador que já esta instalado em meu micro.
    obrigado.

  11. olá, gostaria de saber como faço para que os dois nots q ei tenho se conectem ao wireless, o roteador está no computador de casa, e tenho dois nots, porém só um conecta, o outro não e qdo outro conecta , um não ?????

  12. Amigos pra quem disse que o custo do cabo CrossOver e alto veja como é simples fazer um é so pesquizar no google ; poisnele e como faser um cabo de red mas em uma extremidade vc tem de mudar as posiçõs dos fios trancados , eu mesmo fiz o meu apesar de usar compartilhamento. Espero ter ajudado!

  13. Amigos pra quem disse que o custo do cabo CrossOver e alto veja como é simples fazer um é so pesquizar no google ; pois nele e como faser um cabo de rede mas em uma extremidade vc tem de mudar as posiçõs dos fios trançados , eu mesmo fiz o meu apesar de usar compartilhamento. Espero ter ajudado!

  14. Olá!

    Tenho um Modem 3G Claro USB e gostaria de saber como dividir o sinal com a minha esposa.
    Tenho um PC com Windos XP e ela um netbook com Windows 7.
    Daria para me ajudar enviando um tutorial para meu e-mail?

    Desde já agradeço.
    Márcio Cruz

  15. Complementando.

    Quero criar uma rede para usar o mesmo modem. Pode-se conectar com cabo, ou um roteador (se é que dá) seria mais fácil?
    Dá uma mãozinha aí, por favor.

  16. Ola,
    tenho um pc e um not, uso o modem da OI.
    Consigo ligar em rede os dois, por meio de um roteador wireless
    por exemplo deixo o modem no pc e ligo ele com o roteador e ele passa sinal para o not via wireless?

    POR FAVOR alguem me ajuda.
    URGENTE

  17. Olá, minha conexão é net, e eu só tenho note. Gostaria de comprar um roteador para poder levar meu note para outros comodos da casa. Isso é possível? Ou o roteador precisa ficar ligado a um desktop? Obrigada

  18. Marcelo Pilnik on August 24th, 2010 at 7:49 pm

    montei uma rede wireless em casa porém não consigo manter os dois computadores conectados ao mesmo tempo, pois quando isto ocorre o computador fixo identifica o sinal porém fica com o acesso a internet bloqueado. Tenho sempre que desabilitar o wireless do notebook para conseguir acessar com o desktop, por isso n~~ao consigo usar os computadores em rede. o que estou fazendo de errado?

  19. Fiz as conexões dos dois roteadores dSL-500 e DI-524, conforme o manual, para ter uma rede doméstica. Vejo a rede funcionando no pc e no notebook, mas não consigo conectar à internet. O acesso é dial-up e não entra. Liguei pra Oi e eles disseram que eu teria que resolver com um técnico, pois o sinal da Oi estava normal. O que fiz de errado??? É preciso alterar senha, de acordo com a configuração da rede ou do roteador??? Ah, para conectar depois somente o notebook é preciso deixar o pc ligado ou não???

  20. Rashmi Patel DDS…

    Como criar uma rede doméstica sem fio – Parte 2…

Leave a Reply