IBM : flash memory de 1 Tbyte
Em artigo publicado na revista Science (íntegra do artigo apenas para assinantes), pesquisadores da IBM anunciaram que estão trabalhando com uma nova tecnologia que permitirá a produção de memórias NAND da ordem de 1 Tera byte (aproximadamente 1000 GBytes).
Essa tecnologia é a mesma já utilizada para produção, entre outros dispositivos de armazenamento, dos cartuchos de câmeras fotográficas e das memórias de MP3 players. No mercado de computadores, as memórias são usualmente conhecidas como HD de estado sólido (ou SSDs); a maioria dos lançamentos recentes de notebooks (como o MacBook Air) oferecem opção de modelos com SSD, mas em tamanhos de não mais que algumas dezenas de Gbytes. Apesar de previsões de que a já em 2009 a tecnologia fosse predominante no mercado de notebooks, parece que o crescimento não está sendo tão rápido, por causa, principalmente, do custo de produção desses dispositivos.
A IBM está trabalhando com tecnologia pioneira, que segundo ela permitirá a produção de chips de alta capacidade e baixo consumo de energia. A tecnologia, denominada spintronics (o dispositivo em si chama-se Racetrack - ver gráficos e explicações sobre spintronics), baseia-se nos estudos dos pesquisadores Albert Fert e Peter Grunberg; esses pesquisadores são os ganhadores do Nobel de Física de 2007, e a tecnologia é a mesma que tem permitido um extraordinário avanço na capacidade de armazenamento de Hard Disks convencionais.
