Intel aposta na expansão de redes WiMax em 2008

A tecnologia de redes sem-fio Wi-fi foi e continua sendo uma das grandes responsáveis pelo crescimento no número de usuários de notebooks; as redes wi-fi, instaladas em pequenos e médios ambientes, permitem que vários usuários tenham acesso simultâneo e móvel à internet.

A WiMax é um passo adiante em relação à WiFi. A WiMax, cujas características técnicas são definidas no padrão 802.16 da IEEE (o WiMax Forum discute à exaustão as especificidades técnicas), permitirá que as redes wireless sejam muito mais amplas; os sinais de rádio WiMax são modulados em uma faixa de freqüências tal (chamada microondas) que permite que os mesmos atravessem obstáculos físicos (como paredes) com mais facilidade. Alguns técnicos prevêem que a WiMax fará concorrência para a atual tecnologia de telefonia celular 3G.

A Intel pretende ser a líder nessa nova tecnologia nos Estados Unidos (ver aqui ou aqui em inglês ou aqui em Português).

Em parceria com outras duas grandes empresas de telefonia americanas, Sprint e Clearwire, a Intel vai ajudar a financiar a estrutura física do WiMax em grande parte das cidades americanas. A Sprint vai cobrir as cidades maiores, totalizando 185 milhões de habitantes, enquanto a Clearwire se ocupará das menores, totalizando outros 115 milhões.

E a Intel já anunciou que está desenvolvendo uma nova plataforma para notebooks, chamada Montevina, a ser lançada em 2008, que integrará ambas as tecnologias, WiFi e Wimax.

Algum dia isso tudo chegará ao Brasil.

É mais um passo rumo à conectividade total (qualquer hora, qualquer lugar) e convergência total (voz, imagens, informação).

Pesquisa personalizada

5 Responses to “Intel aposta na expansão de redes WiMax em 2008”

  1. “Algum dia isso tudo chegará ao Brasil.” Algum dia…

  2. Espero que chegue ao brasil antes de 2047.

  3. Olá,
    Sou o webmaster do site.
    Não acho que vá demorar muito para chegar aqui.
    Os padrões já estão definidos. O que a Intel desenvolver para os EUA, provavelmente será aplicável também aqui no Brasil. Faltaria apenas a estrutura física.
    Dependeria de quanto a OI, Vivo, Embratel, etc. estivessem dispostos a investir.
    Acho que demora alguns anos, mas não mais que uma década.

  4. Veja bem webmaster, já existe torres de wimax no brasil, foi uma parceria entre governo federal e intel, para inclusão digital, as frequencias ja foram leiloadas pelas grandes operadoras, oi telemar, brasil telecom e por aí vai, já existe rede aqui em belo horizone cobrindo 50% da cidade, e em ouro preto, tudo em MG. Cada torre cobre cerca de 50 km de raio, e a banda pode chegar a 40 MB. Estado se Sao Paulo também já possui torres, o governo do estado de Minas , já usa a wimax para hospitais e escolas, em BH e em Ouro Preto. A previsão é o wimax chegar mesmo em 2008 com uma grande novidade para o bolso do consumidor, baratear os custos de internet, pois é uma tecnologia que faz mais por menos.

    Abraços.

  5. vaghti mablagh az kart kam shode ama sharj fereatsde nashode bayd chikar kard?[]انی کاظمی پاسخ در تاريخ آبان ۲۳م, ۱۳۹۱ (4 weeks ago) ۳:۲۹ ق.ظ:هلیا جان، پشتیبانی در خدمت شماست : ۰۲۱-۶۴۰۰۴[]

Leave a Reply