NEC anuncia primeiro notebook com HDs criptografados



Artigo da vunet informa que a empresa japonesa NEC será a primeira a oferecer notebooks com Hard Disks criptografados por hardware; nec-logo.gif essa opção estará disponível a partir de janeiro de 2008 nos modelos Versa S970, Versa M370 e Versa P570, direcionados aos segmentos do mercado corporativo que necessitem de proteção para dados armazenados em máquinas portáteis.

Atualmente, todos os sistemas de criptografia funcionam por software; seja incorporado ao sistema operacional (ver criptografia no Windows), seja um aplicativo independente, é um programa que se encarrega de criptografar e decriptografar os dados. Esse método, além de ter a inconveniência de demandar recursos do processador (podendo tornar mais lenta a execução de outros aplicativos), apresenta algumas vulnerabilidades; por exemplo, o usuário pode se esquecer de criptografar dados sigilosos, ou o HD pode ser furtado e examinado em outro sistema.

A Seagate desenvolveu uma tecnologia, chamada DriveTrust, que se propõe a sanar esses problemas. Com essa tecnologia, a criptografia ocorre por hardware; do site da Seagate: “A tecnologia DriveTrust utiliza segurança baseada em hardware que se aproveita do ambiente fechado do Hard Drive para isolar o armazenamento de dados e obter drivetrust-seagate.jpgproteção mais forte”; a Seagate, compreensivelmente, não parece ter interesse em dar muitos detalhes da tecnologia.

Mas a Seagate forneceu várias informações interessantes: a tecnologia criptografa integralmente o disco (o BitLocker, do Windows Vista, faz o mesmo por software, mas segundo a Seagate isso aumenta muito o tempo de inicialização da máquina); HDs com DriveTrust não afetarão o desempenho das máquinas; o custo da tecnologia não é superior ao da criptografia por software; administradores terão facilidade para criar políticas de segurança, adicionar e remover usuários, inutilizar dados obsoletos; HDs furtados perdem as chaves de criptografia, e portanto tornam-se ilegíveis; autores de software não terão dificuldades de utilizar as facilidades da tecnologia; a empresa entrou em contato com os órgãos que padronizam as interfaces ATA e SCSI, a fim de garantir compatibilidade.

Um diretor da NEC afirmou que “criptografia full-disk por hardware é o futuro”; esse blog concorda com ele.

Veja preços de Notebooks

Leave a Reply