Supercomputador IBM = 64.800 laptops
A IBM anunciou o lançamento do seu mais novo supercomputador: o Blue Gene/P.
A máquina tem uma capacidade de processamento de 3 quatrilhões de instruções por segundo (ou 3 petaflops); foi projetada para trabalhar em regime contínuo de 1 quatrilhão de instruções por segundo. O modelo anterior, o Blue Gene/L, lançado em novembro passado, era capaz de processar ‘apenas’ 280 trilhões de operações por segundo (280 teraflops); a IBM conseguiu um quase inacreditável aumento de dez vezes na capacidade de processamento de um modelo para o outro.
O chip do Gene/P consiste de PowerPC 450, quad-cores, 850 MHz. Um conjunto de 32 chips é colocado em uma placa, e cada conjunto de 32 placas é colocada num rack. São então necessários 72 racks para se atingir a capacidade de 1 petaflop, e 216 racks (884.736 chips) para se atingir 3 petaflops.
O interessante foi a comparação apresentada: para se igualar à capacidade de processamento desse supercomputador, seria necessária uma pilha de notebooks de 2.400 metros (1.5 milha) de altura.
Como um notebook típico (como os da linha Satellite da Toshiba ou da linha Pavillion da HP) tem algo como 3.7 cm (1.5 polegada) de altura, seriam necessários aproximadamente (calculando por baixo) 64800 notebooks para se atingir a capacidade do supercomputador.
