Notebooks Site

Redes wi-fi. Cuidados.

«Notebooks
«Dicas sobre Notebooks

As redes wi-fi estão sujeitas a algumas vulnerabilidades; clique aqui para ler mais.

Alguns cuidados a serem tomados quando se conecta a uma rede wi-fi:
Lembre-se de que, normalmente, é fácil para os intrusos saberem quais páginas você está acessando; evite acessar páginas que possam causar constrangimento.
Evite conectar-se a redes desconhecidas. Em geral, as redes têm um nome que procuram facilitar a identificação do administrador; essa identificação é chamada SSID, e é definida pelo administrador da rede wi-fi. Por exemplo, o Hotel Hilton pode identificar-se como Hilton WiFi ou algo similar; no saguão de um grande aeroporto, a rede oficial pode chamar-se Aeroporto Wi-Fi, e coexistir junto com outras redes, autorizadas ou não.
Redes identificadas com nomes genéricos como "Public WiFi" são sempre menos confiáveis e, em geral, trata-se de outras máquinas de usuários que estão mal configuradas (como não são access points, elas não permitirão conexão).
Se a máquina estiver rodando Windows XP ou Vista, ative o Firewall (Iniciar > Painel de Controle > Firewall do Windows > Ativado) e selecione a caixa "Não Permitir Exceções". Isso bloqueia conexões não autorizadas.
Jamais informe seus dados em um formulário que não criptografe os dados enviados. Isso quer dizer: nunca utilize formulários em páginas que comecem com http:// . Procure somente utilizar páginas que comecem com https:// . Veja que as páginas de acesso (que requerem login e senha) de sites populares não são protegidas por criptografia; por exemplo, o login dos blogs criados com o wordpress não é criptografado.
Não leia emails utilizando aplicativos que não criptografem os dados em trânsito. Por exemplo, não utilize o Outlook Express para ler a caixa de mensagens do seu provedor. Procure acessar seu correio utilizando páginas web (webmail), em vez de aplicativos como o Outlook. Os webmails do Yahoo e do Gmail são seguros.
Se houver necessidade de segurança máxima, configure uma Virtual Private Network (VPN). Com uma VPN, todos os dados que saem da sua máquina são criptografados (é impossível para intrusos saber até mesmo as páginas que você acessa).
A implementação de uma VPN requer alguns conhecimentos técnicos; leia esse tutorial sobre VPN.
Existem alguns sites (por exemplo, HotspotVPN) que vendem o serviço de VPN; por um pagamento mensal, um programa é fornecido para instalação no notebook, e o servidor VPN fica disponível para o usuário.

Volta ao topo