Notebooks Site

Capacidade de Baterias para notebooks

«Notebooks
«Configuração de Notebooks
«Baterias de Notebooks

Quanto tempo um notebook pode funcionar com uma bateria?

A capacidade de uma bateria de notebook é medida em uma unidade chamada miliampere hora, abreviada mAH (essa unidade é similar à Ampere Hora, AH, utilizada para se medir baterias de automóveis).
Uma bateria de Litio Ion típica tem uma carga de algo como 4000 mAH. Isso significa que, se o consumo do notebook for de 4000 mA, a bateria consegue manter a máquina funcionando por 1 hora; se o consumo for de 2000 mA, a bateria consegue manter 2 horas.

O consumo depende de diversos fatores:
» Tipo de CPU. Em geral, dentro de uma mesma família de processadores, os modelos mais recentes e potentes consomem mais energia do que os mais antigos; um Dual Core 1.77 GHz consome mais do que um Dual Core 1.66 GHz; um centrino de 1.33 GHz consome mais do que um centrino de 1.00 GHz.

economizar bateria
Configurando as opções de
economia de energia

Entretanto, à medida em que a tecnologia de processadores evolui, os fabricantes procuram sempre reduzir o consumo de energia; esse, aliás, foi um dos grandes trunfos do Dual Core sobre as tecnologias anteriores; veja esse comunicado da Intel sobre o lançamento do Core 2 Duo.
» Recursos sendo utilizados. Quanto mais recursos forem utilizados, maior o consumo; diferentes recursos têm diferentes consumos. Digitar um texto consome poucos recursos. Abrir e fechar muitos programas requer diversos acessos ao HD, o que consome mais energia; igualmente, a gravação de mídias como disquetes, CDs e DVDs consomem mais energia, pois requerem movimentos de partes físicas (os discos e os braços de gravação).
» Recursos de economia de energia que estão habilitados (para acessar esses recursos, vá para Iniciar > Painel de Controle > Opções de Energia). Esses recursos em geral atuam sobre itens que estejam consumindo energia desnecessariamente. Por exemplo, o vídeo pode ser desligado após alguns minutos de inatividade do usuário; ou, caso o usuário esteja apenas digitando textos, o giro do HD (que é indispensável quando se grava ou se abre um arquivo) pode ser desligado.

Isso significa que não se pode determinar com exatidão o tempo de duração da bateria. Pode-se apenas estimar o tempo, com base na capacidade da bateria e nos hábitos de uso do notebook.
Cada usuário deve familiarizar-se com seu equipamento e seus hábitos, e estimar, para seu caso, quanto tempo a bateria suportará.

Volta ao topo