Notebooks Site

HDs para notebooks

«Notebooks
«Guia de compra de Notebooks

O número de dispositivos de armazenamento de dados, assim como sua capacidade de armazenamento e seu custo, são provavelmente os itens que mais têm evoluído na indústria de notebooks.

O meio ainda mais utilizado são os HDs, ou hard disks, ou discos rígidos (o nome disco rígido deve-se ao fato de tais dispositivos serem de fato rígidos, em contraposição aos disketes usados em tempos passados, que eram flexíveis).
Ano após ano, os laptops são vendidos com HDs de maior capacidade, sem que isso impacte os preços. A tecnologia de produção desses HDs magnéticos já é relativamente antiga e por isso bastante conhecida; os processos de gravação e leitura, que exigem mecanismos de mecânica fina, foram já dominados por vários fabricantes; os investimentos tecnológicos dedicam-se apenas a aumentar o número de unidades (bytes) de armazenamento.
Vale observar que algumas novas tecnologias em desenvolvimento adotam o nome HD, mas se fundamentam em conceitos tecnológicos diferentes; é o caso, por exemplo, dos HD-flash e os HD-DVD.

Volta ao topo