Notebooks Site

Notebooks e software

«Notebooks
«Guia de compra de Notebooks

A esmagadora maioria dos notebooks traz instalada alguma versão de Windows.
A maioria das máquinas vem com uma das variações do Windows XP; a tendência nas máquinas mais modernas é que elas venham com o Windows Vista instalado.
As versões mais comuns do Windows XP são: XP Home, XP Professional e XP Media Center.

Alguns poucos fabricantes disponibilizam máquinas com o sistema operacional Linux pré-instalado. A intenção é reduzir custos, pois o Linux não exige pagamento de licenças, enquanto a Microsoft cobra valores significativos (algumas centenas de reais) para cada Windows que é instalado.

Alguns fabricantes fornecem juntamente com o notebook um conjunto de CDs de recuperação (alguns fabricantes, como a Dell, fornecem os CDs como um opcional, a um preço muito baixo em relação à utilidade dos mesmos); esses CDs contêm o software necessário (incluindo Sistema Operacional e aplicativos) para, em caso de necessidade, restaurar a máquina à condição inicial (ou seja, quando ela é adquirida).
Esses CDs são específicos para cada modelo de notebook. Eles são de grande utilidade porque contêm os drivers específicos daquele notebook; drivers são programas que permitem a comunicação entre periféricos (placa de vídeo, placa de rede, etc) e o Sistema operacional; é possível encontrar os drivers mesmo sem os CDs de recuperação, mas isso pode tomar tempo considerável.

Volta ao topo